WelcomeWelcome | FAQFAQ | DownloadsDownloads | WikiWiki

Author Topic: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil  (Read 52668 times)

Offline markfogelbr

  • Newbie
  • *
  • Posts: 4
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #15 on: August 18, 2009, 10:41:29 AM »
Caros amigos

Estou feliz com o uso do Tiny Core, instalei e alterei o layout de teclado para o ABNT2 como já dito acima, sinceramente ótimo sistema, super rápido, para navegar na net não tem nada melhor, simplesmente genial.
Mas confesso aos amigos, não entendi nadinha ainda quanto ao uso de pacotes TCE e TCZ, não sei como operar isso, quando deva usar um ou outro, sinceramente, e olha que tenho relativo conhecimento do mundo linux, imagina então em relação a usuários absolutamente leigos que queiram aprender Linux.
Acho que caberia um bom trabalho em cima do tópico, não acham?

Obrigado pela atenção.

Offline Gibba

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #16 on: October 14, 2009, 08:44:41 PM »
Estou com dificuldades para instalar o Tinycore, apresenta uma mensagem de erro no inicio do boot com o cd
"IO APIC resources could be no be allocated, Kernel panic - not syncing attempted to kill init"

Meu PC é um velho p233 com 128 de ram e hd 5gb.
Nas opções de boot do Tinycore não encontrei nada relacionado ao apic, então venho me valer da ajuda dos amigos do forum.

Desde já
Agradecido
Gibba

Offline saloto

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #17 on: October 15, 2009, 07:37:37 AM »
eu estou com dificuldades para instalar o tiny core e gostaria de saber se tem como instalar usando o Windows? pois meu computado nao aguenta rodar o ubuntu.

alguem sabe de algum tuto em portugues sobre instalar o tiny em pendrive??

Offline eduwutzl@gmail.com

  • Newbie
  • *
  • Posts: 3
Modos de Operação!
« Reply #18 on: November 10, 2010, 04:20:04 AM »
Pessoal,
Estou com o Tiny-Core instalado no HD, e tudo o que eu altero no meu /home ele restaura quando se da um boot

O que eu preciso alterar, para que o meu /home fique armazenado no meu /mnt/hda1?

Estou lendo algumas vezes o manual, mas não estou conseguindo entender.
Fico no aguardo.

Obrigado

Offline Zendrael

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 360
    • Zendrael's home of projects
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #19 on: November 26, 2010, 02:04:51 PM »
Olás!

Troquei o teclado para abnt2 e tudo bem mas e como faço para todos os programas pegarem o locale pt_BR? tudo o que eu baixo, baixo o pacote locale também mas os programas sempre abrem em inglês. Tem como mudar isso?

Obrigado.

Offline ioricloud

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #20 on: December 22, 2010, 12:56:03 PM »
preciso saber se alguem instalou

por favor poderia me ajudar a instalar

Offline ivan_silva

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #21 on: March 14, 2011, 11:50:19 AM »
Saudações a todos.

Estou iniciando no TinyCore e estou tendo problema logo ao inciar boot com CD. Não reconhece meu mouse (USB/PS2) e não ativa o teclado numerico! Alguem teve algum problema parecido!? Grato pela atenção de todos.

Offline guiapq

  • Newbie
  • *
  • Posts: 20
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #22 on: July 10, 2011, 01:16:36 PM »
Pois é... fala pra mim os programas aceitarem arquivos com acentuação brasileira (é,á,ã,ç)

não posso manupular pastas acentuadas no thunar, isso é irritante!

aliás, também estou tendo problemas com o meu teclado. ele é americano as sempre uso ele com o layout abnt2. para as interrgações, no windows, eu faço "alt gr + w". não funciona na distro, sei lá por que. mas não tira o mérito do TCL, que é uma das mais agradáveis e fáceis de usar na minha opinião!!

sabendo o mínimo sbre o arch, já se manja o TCL. e o Wifi.sh é MUUUUITO MASSA!

me ajudem com o problema da acentuação das pastas!

Offline duti

  • Newbie
  • *
  • Posts: 9
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #23 on: August 31, 2011, 06:13:07 PM »
Ola pessoa.  Estou chegando ...

Ja instalei o TC umas 5 vezes e sempre acontece o seguinte:
Se eu instalo com suporte wireless, ele nao escreve o grub e da boot pelo windows.  Se eu instalo para o Grub, ele nao carrega o driver do wireless, ai eu vou pelo App browser, os carrego, navego e quando reinicio, tenho de carrega-los na mao novamente, pois ele nao carrega no boot.
Ja pensei em instalar a versao com wireless e depois fazer uma nova instalacao com o Grub mas sem formatar, sera que da certo?

O micro eh um laptop Toshiba  P-IV com 256MB e video radeon.

Valeu!

Offline duti

  • Newbie
  • *
  • Posts: 9
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #24 on: September 01, 2011, 05:12:14 PM »
Ola pessoa.  Estou chegando ...

Ja instalei o TC umas 5 vezes e sempre acontece o seguinte:
Se eu instalo com suporte wireless, ele nao escreve o grub e da boot pelo windows.  Se eu instalo para o Grub, ele nao carrega o driver do wireless, ai eu vou pelo App browser, os carrego, navego e quando reinicio, tenho de carrega-los na mao novamente, pois ele nao carrega no boot.
Ja pensei em instalar a versao com wireless e depois fazer uma nova instalacao com o Grub mas sem formatar, sera que da certo?

O micro eh um laptop Toshiba  P-IV com 256MB e video radeon.

Valeu!
Nao deu certo.  O programa nao me da opcao para instalar.

Offline cyberx9901

  • Newbie
  • *
  • Posts: 4
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #25 on: October 19, 2017, 05:15:11 PM »
Galera sou novo no Tiny Core, tentei configurar meu teclado para abnt2 mas infelizmente nao funcionou, gostaria na verdade so de falar para que voces saibam que tem mais um aqui que usa tiny core sendo brasileiro. Gostaria de ajudar e ser ajudado nesse forum por voces, ja que ver tutoriais em ingles sendo que nao entendo muito de ingles e meio tenso. No caso uso o Tiny core em um notebook que e do meu pai, ja que o notenook esta sem hd uso esse sistema direto do pen drive.

Offline brunok

  • Newbie
  • *
  • Posts: 36
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #26 on: January 04, 2018, 11:50:30 AM »
Boa tarde galera, sempre bom achar algum BR nesse meio.

Estou com uma situação pendente no meu ambiente.

Montei um server para boot PXE e tenho alguns ThinClients.

Me interessei pelo TCL, por ser muito leve e tem a possibilidade de atender o que eu quero: Iniciar o SO apenas com uma sessão RDESKTOP.
Baixei o TCL 8.2.1, instalei no VirtualBox (Instalei no disco).
Fiz as configurações que precisava e criei um script para carregar o rdesktop automaticamente. Tudo 100% na VM!


Problema:

Peguei o VDI da VM e montei no server PXE.
Copiei o conteúdo para o raiz do TFTP e ajustei o pxelinux/default.

Os Thinclients estão bootando normalmente, mas carregam apenas em modo TEXTO! :(

Precisava que carregasse idêntico na VM, o modo gráfico, que já iniciava a sessão RDP. Alguém já passou por isso?

Offline marcelocripe

  • Jr. Member
  • **
  • Posts: 89
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #27 on: March 18, 2020, 11:40:09 AM »
Boa tarde a todos.

É bom saber que tem brasileiros usando, estudando e desenvolvendo com o Tiny Core. Melhor ainda é poder ler conteúdo em Português do Brasil.

Trago a minha necessidade e espero poder contar com o apoio do colegas.

Preciso instalar no Tiny Core Plus Linux que instalei a extensões (programas aplicativos) em computadores sem aceso a internet, ou seja, offline.

Após a instalação do Tiny Core Plus precisarei fazer a instalação na sequência a seguir (para usuários iniciantes): antivírus (é necessário um antivírus no Tiny Core Linux?), gerenciador de arquivos (o mais simples possível e que consome menos memória ou processamento possível), navegadores de internet com suporte ao HTML 5 (Firefox, Google Chrome, Opera ou outro que seja a melhor opção para o Tiny Core), codec de player para assistir vídeo ou ouvir música -  no mesmo programa, programa para gravar CD/DVD, pacote office e emulador de vídeo game.

Bem como, para os usuários avançados, as extensões (programas aplicativos): editor de áudio, editor de vídeo, editor de imagem, extrator de áudio ou vídeo para mp3, conversor/compactador de formato áudio ou vídeo, gerenciador de download; emulador de vídeo game, emulador de jogos do Windows para executar no Linux, jogos para computador e etc.

Toda a instalação deverá ocorrer sem aceso a internet, posteriormente o usuário poderá ter acesso ou não a internet, dependendo da realidade econômica de cada indivíduo.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Muito obrigado.

marcelo cripe
« Last Edit: March 18, 2020, 11:49:40 AM by marcelocripe »

Offline marcelocripe

  • Jr. Member
  • **
  • Posts: 89
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #28 on: April 02, 2020, 05:04:05 PM »
Olá markfogelbr, tudo bem?

Eu tentei fazer o seu passo a passo ou tutorial:

"Configure seu Tiny Core Linux para aceitar os padrões de teclado ABNT2

Estando já com o sistema Tiny Core Linux devidamente rodando:
1 - instale o pacote kmap.tce e rode-o
2 - acesse /usr/share/kmap e localize o arquivo br-abnt2.kmap
3 - copie o arquivo então para a pasta /home/tc (medida de segurança)
4 - apague todos os demais arquivos então, deixando apenas us.kmap e br-abnt2.kmap
5 - acesse agora o diretório /opt/bootlocal e inclua como nova linha:
        loadkmap < /usr/share/kmap/br-abnt2.kmap
6 - acesse o diretorio /opt/.filetool.lst a inclua como nova linha:
        usr/share/kmap/br-abnt2.kmap
(sem a / do inicio da linha antes do usr)
7 - reinicie fazendo o devido backup
8 - ao reiniciar o sistema bootlocal.sh carregará o seu novo layout
9 - felicidades com sua nova configuração, parabéns.

Mesmo havendo novas atualizações do sistema, não haverá necessidade de reprogramação do layout, desde que se opte pelo backup a cada saída."

Mas infelizmente foi sem sucesso, tentei fazer os comandos via terminal de cópia e edição do arquivo bootlocal.sh usando o editor de textos que com o Tiny Core Plus e tentei fazer as alterações  via gerenciador de arquivos emelf.tcz e com o emelf2.tcz, em todos os testes exibe a mensagem "Permission denied" ou "Permissão negada".

Como posso fazer o passo a passo ou tutorial que você ensinou?

Eu acredito que é preciso ter acesso ao usuário Root ou Superusuário do Tiny Core Plus, como fazer para ter acesso ao Root?

Estou testando a versão Tiny Core Plus 11.0 32 Bits.

Grato.

marcelocripe

Offline lucazzbr

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #29 on: March 26, 2021, 06:14:01 PM »
marcelocripe,

Para ter acesso ao Root experimenta digitar:

sudo su

Vai conseguir logar e ter as permissões do usuário root.  Caso queira saber mais sobre permissões de usuários esse post explica como criar usuários com permissões sudo( de administrador ), como exclui-los e gerencia-los. Link --->  https://www.vivaolinux.com.br/artigo/TinyCore-Linux-Gerenciando-Usuarios

Foi o link mais recente que encontrei ativo sobre o Tini core.

É bom saber que tem pessoas ativas no forúm ainda, vamos listar as nossas necessidades e aceitar como desafios, assim a gente consegue movimentar a comunidade suprindo as nossas necessidades básicas e até avançadas do sistema.  Logo estarei de volta e pretendo abrir mais um tópico pra gente se comunicar e se ajudar. 

O usuário do forum (Vivaolinux) lucianofsjr tem uns tópicos e pretende criar uma lista de tópicos sobre o Tiny Core que é bem interessante. Já existem 3 que estão com [ok]. Segue a lista pretendida por ele:

01- Instalação                                     ok
02- filetool.sh                                      ok
03- Configuração de usuários             ok
04- tce/.tcz
05- bootsync e bootlocal
06- IP Fixo + SSH Server
07- WordPress
- Apache
- PHP
- MariaDB
- PHPMyAdmin
08- DHCP Server + Firewall
09- Samba File Server
10- Proxy Server
11- VPN Server e cliente
12- AD
13- BootCodes

To gostando de ver o pessoal se unindo pelos fóruns, espero vê-los em breve.  :) :) :) :)
« Last Edit: March 26, 2021, 06:25:41 PM by lucazzbr »