WelcomeWelcome | FAQFAQ | DownloadsDownloads | WikiWiki

Author Topic: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil  (Read 52661 times)

Offline docetrago

  • Newbie
  • *
  • Posts: 3
(BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« on: March 29, 2009, 10:15:03 PM »
Bem Vindo(a) ao Tiny Core em Português do Brasil.

Aberto para discussão e troca de experiências sobre o Tiny Core Linux.


Offline MSA_GT

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #1 on: April 08, 2009, 03:48:27 AM »
Vai ai minhas duvidas..

- Processo de instalação, to usando  este tuto http://www.tinycorelinux.com/install.html#1_Obtaining_cfdisk_and_GRUB_via_appbrowser

- Onde deve criar um arquivo com os seguintes comando para quando iniciar o Tiny ele abrir o Rdesktop

 #rdesktop -f -u NomeUser IpServer

cara espero que possam me ajudar

Offline netzen

  • Newbie
  • *
  • Posts: 34
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #2 on: April 09, 2009, 10:07:19 AM »
Para inicializar antes da interface grafica, pode user o /opt/bootlocal.sh,
e, para iniciar no lancamento da interface grafica, experimente acrescentar o comando ao arquivo
 /home/tc/.xsession...

Espero que ajude,
Valter

Offline dscastro

  • Newbie
  • *
  • Posts: 2
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #3 on: April 13, 2009, 12:08:53 PM »
Boa tarde!
aproveitando o tópico gostaria de saber como faço para incluir o rdesktop a instalação para que nao precise baixar toda vez que for usa-lo!


Offline netzen

  • Newbie
  • *
  • Posts: 34
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #4 on: April 13, 2009, 07:04:27 PM »
Boa tarde!
aproveitando o tópico gostaria de saber como faço para incluir o rdesktop a instalação para que nao precise baixar toda vez que for usa-lo!

Creio que a forma mais simples de obter o que vc quer seja atraves do MODO 2 (persistent repository),
descrito na documentacao do TinyCore: http://www.tinycorelinux.com/concepts.html

Talvez esse diagrama lhe ajude a entender o conceito de forma rapida:
http://farm4.static.flickr.com/3442/3405515367_b4e75b372c_b.jpg

Peco desculpas pois ainda nao existem versoes em portugues da referida pagina.

Espero que ajude,
Valter

Offline dscastro

  • Newbie
  • *
  • Posts: 2
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #5 on: April 14, 2009, 06:43:56 AM »
netzen, obrigado pela atenção!
nao posso fazer esse tipo de inicialização pois estou rodando o tc via pxe. então para resolver isso eu remasterizo o tinycore.gz e consigo os aplicativos sem problema.
porém eu estou enfrentando dificuldades em rodar a resolução 1024x768x24 em adaptadores de video intel 82815 .
ja tentei utilizar o xfbdev ao inves de xfbvesa porém ele nao encontra o frame buffer device. (com as dependencias dos modulos resolvidas e os mesmos sendo carregados no boot).
Gostaria de uma posivel solução!

Offline netzen

  • Newbie
  • *
  • Posts: 34
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #6 on: April 14, 2009, 08:00:10 AM »

porém eu estou enfrentando dificuldades em rodar a resolução 1024x768x24 em adaptadores de video intel 82815 .


Castro, coloquei sua questao no forum geral, aguarde um pouco, lah o numero de users eh maior...

Offline roberts

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7361
  • Founder Emeritus
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #7 on: April 14, 2009, 11:59:30 AM »
For instructions on how to deploy framebuffer (Xfbdev) please see:

http://www.tinycorelinux.com/faq.html#framebuffer

HTH
10+ Years Contributing to Linux Open Source Projects.

Offline Tenorio

  • Newbie
  • *
  • Posts: 5
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #8 on: April 27, 2009, 07:57:02 PM »
Sou usuário do Ubuntu 8.04 (Hardy) e instalei o TCL de forma a coexistir com o mesmo. Funciona sem nenhum problema...

Gostei muito da velocidade de boot, mesmo meu PC sendo já "obsoleto" pelos padrões da indústria (um Pentium III 1GHZ com 1GB RAM) ele inicia em ~25 segundos. Só preciso ter cuidado pois tudo aqui é TCE... ;D

Tenho aqui também um Pentium 166 com 16MB RAM e HD de 540MB, tendo instalado a distro "Basic Linux", ainda menor (2 disquetes de 1.44MB). Embora funcione, não cheguei a instalar nada além do que já veio (ou seja, quase nada rs).

Agora que "me empolguei" com o TCL, vou colocar 128MB neste Pentium I e instalar o TCL pra ver como fica!

Offline markfogelbr

  • Newbie
  • *
  • Posts: 4
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #9 on: May 03, 2009, 07:25:07 AM »
Amigos, obrigado por existirem ..

Felicitações a todos.

Fiquei muito feliz em saber da existência de inúmeros amigos brasileiros já usando o Tiny Core Linux, sem dúvida alguma uma ótima opção para usuários de máquinas de parcos recursos ou acredito eu, a salvação de uso de um netbook que se preze, pois, com os recursos daquele é bastante aceitável dizer que será um sistema mais do que aplicável.

Mas aproveitando o ensejo, venho pedir uma ajuda a quem já esteja muitos passos à frente .., pois, estou no primeiro uso e encontro-me enrolado com questões básicas mas essenciais, senão vejamos:

Como faço pra instalar sequer o Opera se nem tenho uma conexão Velox ativa?

Em outras distros Linux, simplesmente comando:
$ sudo pppoeconf

Como isso se processa no Tiny Core?

Obrigado amigos, Deus os acompanhe.

Offline Tenorio

  • Newbie
  • *
  • Posts: 5
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #10 on: May 03, 2009, 11:19:08 AM »
markfogelbr,

No seu caso, acredito que você precise instalar as extensões "pppd" e "pppsetup".

Eu utilizo o roteador em modo "router" e por isso não utilizo comandos para iniciar e fechar a conexão com a Internet.

Nesse link http://distro.ibiblio.org/pub/linux/distributions/tinycorelinux/ você pode ver as extensões e achar mais informações.

Boa sorte.

Tenorio.

Offline markfogelbr

  • Newbie
  • *
  • Posts: 4
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #11 on: June 15, 2009, 09:21:55 PM »
Amigos.
Finalmente consegui usar meu Tiny Core Linux 2.0 como se deve, ou seja, com internet e tudo mais. Uma beleza, sem qualquer problema, adorei, incrível mesmo.
Instalei uma pequena rede cabeada e agora posso usar o TCL 2.0 acessando a internet com IP fixo, estou boquiaberto, simplesmente genial.
Poder usar sómente o que se precisa, com incrível velocidade de processamento é muito agradável e isso me leva a já pensar na utilização do TCL 2.0 com um netbook, de pronto já sei que será uma ótima oportunidade, pois, usei com meu notebook e tudo correu maravilhosamente bem.
Deixo aqui meu agradecimento a acolhida anterior e assim que tiver novas informações prometo postar, inclusive quanto a possíveis dicas.
Um forte abraço

Offline msagt2007

  • Newbie
  • *
  • Posts: 2
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #12 on: August 03, 2009, 04:44:34 AM »
Amigos.
Finalmente consegui usar meu Tiny Core Linux 2.0 como se deve, ou seja, com internet e tudo mais. Uma beleza, sem qualquer problema, adorei, incrível mesmo.
Instalei uma pequena rede cabeada e agora posso usar o TCL 2.0 acessando a internet com IP fixo, estou boquiaberto, simplesmente genial.
Poder usar sómente o que se precisa, com incrível velocidade de processamento é muito agradável e isso me leva a já pensar na utilização do TCL 2.0 com um netbook, de pronto já sei que será uma ótima oportunidade, pois, usei com meu notebook e tudo correu maravilhosamente bem.
Deixo aqui meu agradecimento a acolhida anterior e assim que tiver novas informações prometo postar, inclusive quanto a possíveis dicas.
Um forte abraço

Gente me ajuda ai... já tenho ele instalado, como fazer ele guardar os app instaldos, na vdd só preciso q ele deixo o rdesktop e mais ainda, que ele carregue um somando .sh junto com ele chamando o rdesktop

Offline markfogelbr

  • Newbie
  • *
  • Posts: 4
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #13 on: August 03, 2009, 12:50:20 PM »
Configure seu Tiny Core Linux para aceitar os padrões de teclado ABNT2

Estando já com o sistema Tiny Core Linux devidamente rodando:
1 - instale o pacote kmap.tce e rode-o
2 - acesse /usr/share/kmap e localize o arquivo br-abnt2.kmap
3 - copie o arquivo então para a pasta /home/tc (medida de segurança)
4 - apague todos os demais arquivos então, deixando apenas us.kmap e br-abnt2.kmap
5 - acesse agora o diretório /opt/bootlocal e inclua como nova linha:
        loadkmap < /usr/share/kmap/br-abnt2.kmap
6 - acesse o diretorio /opt/.filetool.lst a inclua como nova linha:
        usr/share/kmap/br-abnt2.kmap
(sem a / do inicio da linha antes do usr)
7 - reinicie fazendo o devido backup
8 - ao reiniciar o sistema bootlocal.sh carregará o seu novo layout
9 - felicidades com sua nova configuração, parabéns.

Mesmo havendo novas atualizações do sistema, não haverá necessidade de reprogramação do layout, desde que se opte pelo backup a cada saída.

Offline msagt2007

  • Newbie
  • *
  • Posts: 2
Re: (BR) - Tiny Core em Português do Brasil
« Reply #14 on: August 04, 2009, 03:20:03 AM »
Ow galera.... ajuda ai como fazer pra depois de instalado ele não perder nenhum TCE instalado !!!